Você gostaria de ter seu trabalho de pesquisa aceito no SBSC 2022 – XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos? Se sua resposta foi sim, então a trilha MENTORIAS do WCO é oferecida especialmente para você!
Essa sessão é um “esquenta” para o SBSC 2022: o objetivo aqui é possibilitar que você possa elaborar seu artigo com mais qualidade e, portanto, com mais chances de ser aceito. Assim, as MENTORIAS são excelentes oportunidades para você apresentar, trocar ideias, refletir e receber comentários e sugestões de pesquisadores experientes em Sistemas Colaborativos sobre sua pesquisa em andamento ou completa.
Destacamos que o II Workshop de Colaboração Online tem a missão de atrair e formar comunidade de trabalho com representantes da academia, indústria e outras organizações, como ONGs, associações e grupos, que desenvolvam projetos onde a colaboração online é relevante. Consideramos, ainda, a colaboração aplicada a diferentes contextos, numa visão holística e multidisciplinar, como colaboração em negócios, cidades, educação, saúde, transporte, gastronomia, desenvolvimento de software, criação de produtos, entre outros, e em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Neste contexto, convidamos pesquisadores, profissionais e estudantes para submeter artigos ao WCO 2021 que relatem pesquisas nos seguintes tópicos, relacionados à colaboração e a tecnologias colaborativas (lista não exaustiva):
Projetos colaborativos relacionados à COVID-19: estudos realizados que associem a colaboração a questões surgidas no contexto da pandemia de COVID-19;
Investigações empíricas: achados, diretrizes e estudos relativos a tecnologias, práticas e usos de tecnologias de comunicação, colaboração e sociais;
Práticas sociais e colaborativas: caracterização da natureza da colaboração e da interação social por meio de estudos da prática, incluindo práticas de trabalho e práticas sociais, segurança, privacidade e ética;
Ultrapassando Barreiras: estudos, protótipos e outras investigações que exploram as interações entre disciplinas, distância, línguas, gerações e culturas para apoiar o entendimento de como transcender as fronteiras sociais, temporais e espaciais;
Mineração e Modelagem: estudos, análises, algoritmos e infraestruturas para fazer uso de dados, em grande ou pequena quantidade;
Teorias e modelos: análise crítica ou teoria das organizações (por exemplo, teorias sociológicas, coordenação de grupos, etc), com clara relevância para o projeto ou estudo de sistemas sociais e colaborativos;
Projeto de Sistemas: hardware, arquiteturas, infraestruturas, design de interação, fundamentação técnica, algoritmos e kits de ferramentas que possibilitem a construção de novos sistemas e experiências colaborativas e sociais;
Computação social e de multidão (crowd computing): estudos, teorias, projetos, mecanismos, sistemas e infraestruturas que tratam as mídias sociais, redes sociais, wikis, blogs, jogos online, crowdsourcing, crowdfunding, inteligência coletiva, mundos virtuais, economia compartilhada e sustentável e busca coletiva de informação, entre outros;
Sistemas colaborativos e sociais aplicados a domínios específicos: sistemas para saúde, transporte, jogos, TICs, sustentabilidade, educação, acessibilidade, desenvolvimento de software, aprendizagem, colaboração global e outros domínios;
Sistemas Colaborativos e computação social para grupos que demandam atenção especial e minorias : estudos, sistemas, projetos e outras pesquisas com foco em computação social e sistemas colaborativos para comunidades de usuários idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, de baixa renda e/ou que sofram discriminação, como étnica, de gênero e religiosa, entre outros;
Sistemas colaborativos baseados em tecnologias recentes e emergentes: Internet das Coisas; tecnologias de exibição e de interação (Realidade Aumentada, wearables, sistemas hápticos); tecnologias de identificação e de reconhecimento como face, gestos e voz; big data; data analytics; IA, blockchain, chatbot, mercados de trabalho de multidão.
Quero Participar! É Simples:
1
Preencha a ficha de pesquisa seguida de um resumo estendido de no máximo 2 páginas.
2
Submeta a ficha de pesquisa e o resumo como um arquivo pdf no sistema de submissões.
3
Após o aceite, prepare e submeta uma estrutura de artigo no formato SBC de no máximo 4 páginas.
Um documento com a estrutura do seu artigo será usado para apoiar as trocas e reflexões sobre sua pesquisa durante as sessões de mentoria. Este documento deverá ter no máximo 4 páginas no formato SBC. A estrutura do artigo deverá conter os títulos das seções e ideias gerais do que cada seção vai conter.
Sugere-se que a estrutura do artigo contenha: 1. Introdução; 2. Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados; 3. Apresentação do Problema e Proposta de Solução; 4. Projeto de Pesquisa e Atividades já ou a serem realizadas; 5. Avaliação dos Resultados já obtidos; 6. Conclusão. Baseando-se na Ficha de Pesquisa, também sugerimos que você:
Na Introdução do artigo, apresente uma visão geral da pesquisa (problema; questão/hipótese de pesquisa; objetivo; relevância) e de como ela será conduzida.
Em Fundamentação Teórica e Trabalhos Relacionados , busque contextualizar sua pesquisa em relação ao estado da arte da sua área e mostre no que ela difere e avança no corpo de conhecimento já existente.
Na Apresentação do Problema , detalhe mais sobre o problema investigado, informando quais são as evidências de que o problema existe (a partir da literatura e de dados empíricos) e o contexto onde ele ocorre.
Na Proposta de Solução , descreva como se pretende dar uma solução a esse problema.
No Projeto de Pesquisa , indique como a pesquisa será conduzida, sendo sugerido explicitar: o método de pesquisa que será adotado, como será conduzida a pesquisa (que deverá estar de acordo com as diretrizes do método), os dados a serem coletados, o método de análise dos dados e, caso haja hipótese, os resultados esperados para o falseamento da hipótese (que resultado indicará que a hipótese talvez seja válida, e que resultado indicará que a hipótese foi refutada?).
Em Atividades já ou a serem realizadas, indique quais etapas já foram cumpridas e o que está planejado.
Na seção Conclusão , finalize a apresentação do seu trabalho.
Caso alguns desses tópicos ainda não tenham sido realizados, informe alternativas que estejam sendo investigadas ou planejadas.
Os documentos deverão ser escritos em português, inglês ou espanhol. Mentores na sessão de mentoria poderão falar em português ou em inglês.
Mesmo sendo um evento gratuito, os autores dos trabalhos aceitos deverão confirmar sua participação no WCO 2021 para que sejam reservados horários para sua apresentação e mentoria.
Datas Importantes
Submissão da ficha de pesquisa e resumo estendido: sexta-feira, 23 de julho
Notificação de aceitação para autores: quinta-feira, 12 de agosto
Entrega da estrutura do artigo e confirmação de participação: sexta-feira, 20 de agosto