Invited Talks: Morgan Vigil-Hayes

There and Back Again: A Journey Applying Quantitative Methods to Indigenous Data

Uma jornada aplicando métodos quantitativos a dados de comunidades indígenas

In this talk, Dr. Vigil-Hayes will provide an overview her experience characterizing Indigenous information needs and social movements as expressed through networked platforms. This talk will cover her methodologies for examining network packet traces and social media data using descriptive statistical and network analyses.

Morgan Vigil-Hayes

Network Analysis |Northern Arizona University (EUA)

Morgan Vigil-Hayes is an assistant professor of computer science in the School of Informatics, Computing, and Cyber Systems at Northern Arizona University. My research uses network analysis techniques to inform the design and evaluation of community-centric networked systems that operate in resource-limited environments.

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Morgan Vigil-Hayes é professora de ciência da computação na School of Informatics, Computing, and Cyber Systems, na Northern Arizona University (EUA). Minha pesquisa usa técnicas de análises de redes para guiar o projeto e avaliação de sistemas de rede centrados em comunidades que operam em ambientes com recursos limitados. Leciona disciplinas de redes de computadores, análise de redes e redes móveis. É formada em Bacharelado em Ciência da Computação pela Westmont College e possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California, Santa Barbara.

Morgan Vigil-Hayes teach courses on computer networks, network analysis, and mobile networks. I graduated with a B.S. in Computer Science from Westmont College and I have a Ph.D. in Computer Science from UC Santa Barbara.

Palestra Nacional com Nina da Hora

Vieses em sistemas algoritmicos: qual a nossa responsabilidade?

O reconhecimento facial vem sendo adotado de forma crescente em diferentes aplicações, porém, essa é uma das tecnologias que também vêm sendo muito questionada diante das diversas injustiças que já ocorreram com seu uso. No momento em que a ONU promove a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável com seu objetivo de Redução de Desigualdades, cabe perguntar: de quem é a responsabilidade para evitar que algoritmos com vieses tragam danos a determinados grupos de pessoas e promovam a discriminação? Ainda não há uma resposta. Entretanto, precisamos incluir a sociedade nesse debate e um caminho é tornar acessível o conhecimento sobre o processo de reconhecimento facial que, em breve, permeará inúmeros sistemas colaborativos do nosso cotidiano.

Nina da Hora

Pensamento Computacional | PUC- Rio

Primeiramente, meu sobrenome é Da Hora e posso provar com RG. Sou de Duque de Caxias, RJ. Cientista em Construção na vida, no diploma, graduanda em Ciência da Computação pela PUC-Rio. Pesquisadora de novas possibilidades na vida, traduzindo, pesquisadora na área de Pensamento Computacional. Criei duas iniciativas: o Computação da Hora e o Ogunhê para aquietar meus questionamentos na educação e acabei criando a melhor versão de mim. Sou professora, pois está no sangue da minha família. Fui bolsista no Programa Apple Developer Academy (2018) e no CGI (2020), sou colunista do MITTechReviewBrasil e GizModo e participo como Membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok. Sempre Pesquisando Conteúdos, Escrevendo, Divulgando Ciência e sendo Hacker Antirracista.

Painel Redes de Colaboração

Neste ano, o Workshop Colaborativo Online 2021 fará um painel inovador no dia 2 de setembro de 2021 com professores e especialista de áreas distintas das de Sistemas Colaborativos. No painel, haverão discussões de temas relacionados à Agenda ONU 2030 e os novos desafios de colaboração.

O painel será organizado da seguinte forma:

– Na primeira etapa, os convidados farão curtas apresentações sobre desafios envolvendo a colaboração digital entre pessoas, em 4 áreas: Inteligência Artificial, Dados Abertos, Humanidades Digitais, e Democracia e Ética

– Na segunda etapa, os professores e especialistas convidados serão direcionados a participar de uma sessão de discussão e de perguntas e respostas, mediada por membros sêniores da comunidade de Sistemas Colaborativos.

Vejam abaixo os nosso professores e especialistas convidados!

Aline Paes

Inteligência artificial | Universidade Federal Fluminense

Aline Paes é professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), bolsista de Produtividade PQ-2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

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Lidera o grupo de pesquisa MeLLL-UFF (Machine Learning and Language Learning) no Instituto de Computação e é colaboradora dos laboratórios LABESI, PROGraf, MediaLab, LMDC e AddLabs. É mestre e doutora em Engenharia de Sistemas e Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela COPPE-Sistemas, UFRJ, com doutorado sanduíche por um ano no Departamento de Computação do Imperial College London, UK. Aline Paes atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, com interesses e contribuições nos seguintes temas: aprendizado de máquina relacional, integrado a técnicas neurais, estatísticas e lógicas, aprendizado de representações para processamento de linguagem natural, atualização e adaptação de modelos por transferência de aprendizado, revisão de teorias, IA explicável, indução de programas, jogos e IA para o bem-estar social.

Aline Paes is associate professor at the Institute of Computing, Universidade Federal Fluminense (UFF), CNPq Research Productivity Grant (PQ-2), and FAPERJ Distinguished Young Scientist. She leads the research group MeLLL-UFF (Machine Learning and Language Learning Group) at the Institute of Computing and collaborates with the laboratories LABESI, PROGraf, MediaLab, LMDC, and AddLabs. She holds a master’s and a doctorate in Systems Engineering and Computer Science, emphasizing Artificial Intelligence, from COPPE-Sistemas, UFRJ, with a sandwich doctorate for one year at the Department of Computing, Imperial College London, UK. Aline Paes works in the Computer Science area, with an emphasis on Artificial Intelligence, with interests and contributions in the following topics: relational machine learning, integrated with neural, statistical, and logical techniques, learning representations for natural language processing, updating, and adaptation of models by transfer learning, theory revision, explainable AI, induction of programs, games, and AI for Social Good.

Giulio Carvalho Cavalcante

Dados Abertos | Open Knowledge Brasil – OKB

Giulio trabalha há 4 anos com raspagem e engenharia de dados e é graduando do curso de Engenharia da Computação pela UFPE

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Desde 2019, é membro ativo e faz parte da organização do Grupo de Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE). Desde 2020, integra a equipe de mantenedoras do projeto Querido Diário e também a rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil. Hoje atua como coordenador de Inovação Cívica da OKB.

Giulio has been working for 4 years with data scraping and engineering and graduated in Computer Engineering at the Federal University of Pernambuco. Since 2019, he has been an active member and part of the Pernambuco Python Users Group (PUG-PE). Since 2020, he has been a member of the Querido Diário project maintainer team and also of the Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica at OKB. Today he works as the Civic Innovation Coordinator at OKB

Májory K. Fernandes de Oliveira Miranda

Humanidades digitais | Universidade Federal de Pernambuco

Májory é professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Possui doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (2010) pela Universidade do Porto (FLUP) em Portugal, e graduada em Biblioteconomia (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco. É também membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, e vice-coordenadora do Laboratório Liber para Tecnologias do Conhecimento do Departamento de Ciências da Informação da UFPE. Desenvolve pesquisas nas áreas de Fundamentos e Epistemologia da Ciência da Informação, e Humanidades Digitais com ênfase em memória, encontrabilidade, práticas e infodemia.

Májory is a associate professor at the Department of Information Science at the Federal University of Pernambuco (UFPE). She holds a Ph.D. in Information and Communication in Digital Platforms (2010) from the University of Porto (FLUP) in Portugal, and a bachelor in Library Science (2004) from the Federal University of Pernambuco. She is also a permanent member of the Graduate Program in Information Science, and vice-coordinator of the Liber Laboratory at the UFPE. She conducts research in the areas of Information Science Fundamentals and Epistemology, and Digital Humanities with an emphasis on memory, findability, practices and infodemic.

Cristina Godoy Bernardo de Oliveira

Democracia e ética | Universidade de São Paulo

Cristina é Professora Doutora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Pós-doutora pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Academic Visitor da University of Oxford.

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Doutora e Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito e Tecnologia junto ao Instituto de Estudos Avançados da USP. Líder do Grupo de Pesquisa em “Direito, Ética e Inteligência Artificial” da USP-CNPq. Vice-diretora Executiva (em exercício) do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI). Associada Fundadora do Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD). Ano Sabático 2021 junto ao IEA- USP com o projeto em Ética e Inteligência Artificial.

Cristina is a Faculty of Law Professor at the University of São Paulo – Ribeirão Preto. Post-doctorate from the Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Academic Visitor at the University of Oxford. Doctor and Graduated from the Faculty of Law of the University of São Paulo. Coordinator of the Law and Technology Study Group at the Institute of Advanced Studies at USP. Leader of the Research Group on “Law, Ethics and Artificial Intelligence” at USP-CNPq. Deputy Executive Director (acting) of the USP Artificial Intelligence Center (C4AI). Founding Associate of the Advanced Data Protection Institute (IAPD). Sabbatical Year 2021 at the IEA-USP with the project on Ethics and Artificial Intelligence.